Um breve resumo: Nascido em 1979, na cidade de São Paulo, Brasil. Barata, ainda um pequeno garoto de 10 anos de idade, começou a estudar desenho. E foi amor ao primeiro esboço.
As linhas, sombras e formas tomaram seu coração e encheram seu peito com a vontade de se tornar um desenhista profissional…
Ignorando todos os alertas e avisos sobre o quase nulo reconhecimento da profissão e a baixa remuneração agregada, Barata formou-se técnico em Desenho de Comunicação pela ETE José Rocha Mendes; habilitou-se em Programação Visual pela Editoras Salesianas Dom Bosco; tornou-se web designer pelas escolas SENAI e SENAC e especializou-se em ilustração e histórias em quadrinhos em uma das primeiras turmas da Quanta Academia de Artes.
Profissionalmente, o jovem Periplaneta Americana, no auge de seus 18 anos, começou a trabalhar em agências de publicidade, inicialmente como assistente de arte. Neste período, trabalhou com criação, design gráfico, desenvolvimento de logotipos e identidades visuais, cartões de visita, folders, editoração, diagramação e web design, mas sempre trabalhando em paralelo com ilustração e criação de mascotes.
Na virada de 1999 para 2000, acreditando que o mundo seria destruído numa hecatombe nuclear provocada pelo bug do milênio, Barata deixou a publicidade. Como o mundo não acabou, ele começou a lecionar desenho, ilustração e histórias em quadrinhos e a atuar como ilustrador freelancer.
Ilustrou para livros didáticos, paradidáticos, RPG, revistas, criação de personagens, style guides, publicidade e sites e foi diretor de arte no Quanta Estúdio.
É autor da série de HQs Sobrenatural Social Clube, lançados pela editora do Sesi-SP, da HQ Divino Mundanismo e mais algumas publicações de quadrinhos. Também é professor de Desenho e Arte Digital na Quanta Academia de Artes.